![]() |
Créditos da imagem: Cúpula do Trovão |
O que faz um anime ter sucesso? essa é uma grande pergunta que a gente se faz, principalmente quando o anime mais falado do momento é um anime que quando você vai ver não é aquilo que realmente te empolga, mas isso é totalmente relativo de pessoa para pessoa. Mas o que pode influenciar a pessoa de gostar de uma obra X ou Y? É isso que vamos tentar comentar sobre aqui nesse que marca a volta dos artigos no site da Funianime Brasil.
Animação
A animação influencia na qualidade da obra, tanto na questão do entendimento da história quando a obra vem adaptada de mangás e Light novels como na questão estética mesmo. Quem não gosta de ver um momento de animes shonen ou maho shoujo em que nos momentos de transformações temos uma paleta de cores bem viva, você se empolga e muito com esses momentos. Nesse quesito, os estúdios de animação que mais se destaca é a Mad House, Ufotable e a A1 Pictures, com obras como Demon Slayer (Kimetsu no Yaiba), Cardcaptor Sakura, A versão animada da franquia de visual novels Fate Stay Night (no caso, o Ulimited Blade Works, produzido pela Ufotable).
Trilha Sonora
Uma boa música sempre embala uma obra, e tem momentos que quando você menos espera, as trilhas de abertura e encerramento ou até mesmo as trilhas de fundo ficam na sua cabeça. Um compositor que tem trilhas de fundo muitos boas compostas por ele é o Hiroyuki Sawano, responsável pelas trilhas de animes com o Attack On Titan (Shingeki No Kyojin), Kill la Kill e The Seven Deatly Sins (Nanatsu No Taisai). Pessoalmente, um compositor que aprecio os trabalhos é o Masato Koda, responsável pelas trilhas de fundo de Konosuba. Além das musicas de fundo, as trilhas de abertura e encerramento dos animes alavancam a carreira de vários cantores (as) e bandas. Por exemplo, graças as essas trilhas, conhecemos cantoras como a LiSa, Eir Aoi, ASCA, junto com bandas como FLOW (não o podcast), PornoGraffitti (nomezinho traiçoeiro no português, diga-se de passagem), Burnout Syndromes e etc. É o sonho de todo otaku médio que vai em um Anime Friends da vida estar num show desses cantores (as) e bandas, com alguns realizando esse sonho, já que bandas como Burnout Syndromes e FLOW já vieram pro Brasil nesses tipos de evento.
A história e seu desenvolvimento
Uma obra sem uma boa história não vai pra frente. Muitas obras sofreram com um inicio acachapante, mas acabou se perdendo ao decorrer do tempo (Sim, The Promissed Neverland, estou falando de você). Quando a obra é bem fechadinha é até prazeroso de acompanhar, pois mesmo tendo o final feliz que espera, sempre tem um motivo de você se empolgar mais. Hi Score Girl pode ser um bom exemplo de obra com o final bem fechado e mesmo com o final que o espectador espera, sempre tem um motivo a mais para se surpreender. Nesse quesito qualquer obra pode se encaixar em final bom ou ruim, varia de pessoa para pessoa. No caso desse que vós fala, posso dar exemplos de obras que gosto do desenvolvimento do inicio ao fim, como Your lie in April (Shigatsu Wa Kimi No Uso), que apesar do final ser bem melancólico, a obra é bem desenvolvida, sendo o oposto de I am standing on a million lives, em que o começo é bem desenvolvido, mas os fatos que vão ocorrendo ao decorrer da obra acabam desanimando o espectador e no fim acaba fazendo a pessoa parar de assistir. Também temos os casos que obras se sustentam apenas na base da rejeição, como por exemplo Rent-a-Girlfriend, em que o protagonista é totalmente detestável, entretanto a obra acaba ganhando bastante relevância no Japão, fazendo que as vendas do mangá cresçam e o anime seja um sucesso no pais, mesmo com a grande rejeição no ocidente. E antes que me esqueça: isso vale também para School Days, em que praticamente virou um "meme" na comunidade japonesa, em que o anime é exibido em toda época de fim de ano na tv local, apesar dos momentos malucos da obra.
No final, é o conjunto da obra
Enfim, quando tudo se casa em uma perfeita harmonia, a obra vira um fenômeno, entretanto tem quesitos que se destacam mais que outros. Em Kimetsu, apesar da animação ser de alta qualidade, a questão do desenvolvimento da história deixa a desejar, assim como Chainsaw Man na questão da animação, que é praticamente a mesma paleta de cores usada nos outros animes da Mappa e etc. No fim, isso vai do critério do espectador que estiver vendo a obra.